quarta-feira, 11 de julho de 2007

Discos mesmo perdidos.

E porque o tema deste espaço não deixa de ser discos perdidos – o que torna um absoluto contrasenso trazer aqui obras como o Köln Concert ou o Sketches of Spain – vou lembrar uma banda, perdida e quase esquecida, que ainda assim deixou muitas marcas, positivas e negativas: os Transvision Vamp.
Formados em Londres em 1986, tornaram-se conhecidos com o single “I Want Your Love”, que integrava o álbum “Pop Art”, de 1988. O airplay concedido ao single, um punk rock ligeirinho, simples e orelhudo, e a imagem de Wendy James fizeram o resto. O follow-up, lançado no ano seguinte e a que chamaram “Velveteen” trouxe-os para uma fugaz ribalta, com o grande sucesso “Baby, I Don’t Care”.

O concerto dos Transvision Vamp no Pavilhão Infante de Sagres foi o maior acontecimento do Porto em 1989 para a minha geração. O Pavilhão completamente esgotado, o público em delírio (sobretudo o masculino) e um concerto cheiinho de força. Todavia, para a crítica, os Transvision Vamp nunca foram mais do que um flop, que apenas (sobre)vivia à custa da Wendy James. Na minha modesta opinião, e não obstante a música em si não mereça rasgados elogios, acho que os críticos nunca devem ter ouvido falar dos Blondie (e da muito bem conseguida relação imagem música, mas isso há de merecer um post “em exclusivo”) ou dos Pretenders (e da raça de Chrissie Hynde). Uma pega com a MCA, a editora, que não gostou do disco que se seguiu ao Velveteen, ditou o fim da banda, em 1991.

2 comentários:

Joana Blu disse...

Este vinil nunca tive. Ia ouvi-lo para casa de uma amiga, que logo após os Transvision enveredou pelos Bauhaus, Echo and the Bunnymen e afins. Eu seguiria a minha carreira a solo, entre os Everything But the Girl e os Swing Out Sister. Esses sim, tenho-os todos. Mas que saudades me deu agora do «I Want Your Love» :). Nesse tempo as tardes eram eternas.

zetrolha disse...

Para quando um texto sobre os Bad Boys Blues.O tema "Michelle" não te diz nada?