terça-feira, 26 de junho de 2007

Revelações & Promessas

  • Quando era pequenino, acordava bem cedo na passagem de ano para ver o "Sequim d'Ouro";
  • A primeira vez que me interroguei, e reflecti, sobre o sentido da vida, sobre o porquê do princípio e do fim, teria eu 11 ou 12 anos, foi ao ouvir o "Brothers in arms", do disco "Brothers in arms" (que hoje em dia me interessa tanto como a Odete Santos em bikini), dos Dire Straits, deitado no chão de casa dos meus pais, de olhos fechados e com os headphones nos ouvidos.
  • Um dia vou escrever aqui sobre a Sagração da Primavera, do Stravinsky, e sobre o 1812, do Tchaikovsky. Sim, eu já disse que não gosto de música clássica, mas estas peças têm, cada uma delas, particulares características que merecem ser tratadas.
  • Um dia vou escrever também sobre o "American Pie", do Don McLean, mas para isso vou precisar de muito, mas muito tempo. Um teaser: quando ele diz "I saw satan laughing with delight", McLean refere-se a Mick Jagger, quando canta "I met a girl who sang the blues and I asked for some happy news, she just smiled and turned away", fala de Janis Joplin e da sua morte.

6 comentários:

Joana Blu disse...

Quando escreveres sobre os «skys» eu, q também n aprecio música clássica, participo com o Canon do Pachebel, o Bolero de Ravel e o Requiem do Mozart.
No item Don McLean colaboro com umas palavrinhas sobre o Vincent, aquela linda canção de amor dedicada ao Van Gogh... E aqui fica uma revelação, depois das promessas: sempre trauteei a música cantando «Story, story night», até descobrir que o q estava a ser cantado era a «Starry starry night» dos quadros do Van Gogh...

Starry, starry night
Flaming flowers that brightly blaze
Swirling clouds in violet haze
Reflect in Vincent's eyes of china blue

Vinyl disse...

Por falar em "misunderstood lyrics", a mais famosa de que me lembro, aquela que ninguém sabe que raio é o espanhol estava para ali a dizer é: "Qué dificil es hacer el amor en un Simca 1000", dos Los Inhumanos.

Joana Blu disse...

«soy pobre solo pude comprar un simca 1000»
great memories, pra juntar à lista 80s retro kitsch :)

Joana Blu disse...

O Sequim d'Ouro leva-me a uma revelação bem mais complicada: pela mesma altura não perdia a Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz... Será possível bater mais fundo?

Vinyl disse...

O coro infantil de St.º Amaro de Oeiras, os meninos de calções e meias brancas, as meninas de soquetes e laçarotes.

Joana Blu disse...

E assim chegamos ao mega-hit «A todos um bom natal»...