sábado, 23 de junho de 2007

Bobby McFerrin

Talvez à primeira o nome não diga nada. Mas se pensarem em "Don't worry, be happy" faz-se, concerteza, luz. Devo confessar que do Bobby McFerrin só conhecia mesmo a canção que o fez conhecido. E, aliás, confesso até que não lhe ligava nenhuma. Para mim, era mais um one hit wonder com uma musiquita para vender no verão. No entanto, apanhei outro dia no VH1 um documentário sobre a criação da canção. Fascinante. Não fazia a mínima ideia que no "Don't worry, be happy" não é tocado um único instrumento. Todos os sons, todos, são feitos com a voz do próprio e depois sobrepostos. Depois, claro, padecendo eu de uma compulsiva curiosidade sobre as coisas que me interessam (acho que tenho uns neurónios esfomeado-selectivos que se alimentam só do que querem e não do que deviam...) fui pesquisar, ouvir e saber mais. E descobri que o senhor tem um longuíssimo historial de jazz e clássica, tendo colaborações com o Chick Corea (que tive o enormíssimo prazer de ouvir, em dueto com o Gary Burton, na Casa da Música), com o Yo-Yo Ma e o Herbie Hancock, tendo lançado vários discos sob a etiqueta da Blue Note. Um deles, com a contribuição dos Manhattan Transfer, valeu-lhe um Grammy.

2 comentários:

Joana Blu disse...

swinging bach: uma das melhores actuações de sempre do bobby...

Joana Blu disse...

já agora, enjoy it: http://www.youtube.com/watch?v=xmdDmnHKQvk