quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Subsunção


Subsunção, no sentido música ao espaço físico e vice-versa.

Praia fluvial do Tabuão, Paredes de Coura, Agosto de 2003.
Sob o epíteto "Jazz na Relva", eis que a produção do Festival de Paredes Coura resolve promover concertos intimistas de jazz ao ar livre, num palco com quatro frentes, 5 cm acima da linha do solo, a meio de solarengos finais de tarde de verão.

Naquela tarde, para mim a mais aguardada, brota da relva Carlos Bica. Vinha apresentar aquele que era, à data, o seu último trabalho, com o projecto Carlos Bica & Azul, "Look What They've Done To My Song", editado pela prestigiada Enja. A seu lado, no disco e na relva, Frank Möbus e Jim Black. Custa-me sempre muito destacar um dos músicos, por parecer pouco simpático para com os restantes, mas Jim Black foi absolutamente extraordinário (aliás, já passaram mais de 4 anos e uma data de concertos e eu ainda me lembro muito bem daquelas baquetas mágicas, das mãos nos címbalos e da parafernália de pequenos instrumentos de percussão...).

Já estive em concertos de jazz nos mais variados enquadramentos, desde os courts de ténis de Serralves à Praça da Erva em Viana do Castelo, passando por salas convencionais como o Coliseu ou a habitual Casa da Música, discotecas (sim... é verdade...) e até casas particulares, mas semi-deitado na relva, a metro e meio do palco com vista para o mais pequeno movimento e com a pedrada passiva que os ares festivaleiros proporcionam, é uma experiência única.

Não resisti, e no final do concerto fui pessoalmente dar os parabéns aos músicos, e dizer ao Carlos Bica que, não obstante conhecesse algumas coisas para trás, aquele foi o primeiro contacto, pelo qual ansiava, que tive com o "Look What...", que adorei. Não correu nada mal, para além da simpatia e abertura dos músicos (aliás, Black encarregou-se de virar a conversa ao contrário e desatar a fazer perguntas sobre o Festival, o cartaz e a minha opinião...), saí de lá com uma cópia do CD autografada pelos três que neste preciso momento está a rodar no meu leitor.

Sem comentários: