quarta-feira, 24 de outubro de 2007

TSF, a playlist e os Queen

Ser um ouvinte atento da TSF tem muitas vantagens. Uma delas é, com muita frequência, apanhar convidados interessantíssimos no "Pessoal e Transmissível", como foi o caso dessa figura maior da música espanhola que é Diego "El Cigala", outra é constatar que as playlists dos convidados são, as mais das vezes, integralmente coincidentes com aquilo que se esperava que o convidado escolhesse.
Vitorino impingiu-nos o irmão, Janita Salomé, e supreendeu com Da Weasel.
Telma Monteiro obrigou-me a mudar a estação do rádio para não ter que ouvir os Papas da Língua.
Hoje, a playlist era de Rogério Alves, ainda Bastonário da Ordem dos Advogados. A playlist era fraquinha, superficial, previsível, frouxa e desinteressante. Exemplificativo foi a escolha do gasto e chato "Wish You Were Here", umas tretas de world music de trazer por casa, os Clash (menos mal), e o que para mim foi uma agradável supresa, depois do ímpeto travado em mudar de estação, "Don't Stop Me Now", dos Queen. Alves começou por falar do "Bohemian Rapsody", que mais não é do que um mero fogacho musical, dizendo que até parece ópera mas não é (Ah não??? Que surpresa!!!), mas escolheu "Don't Stop Me Now". E eu escolhi ouvir. Ouvi, confirmei três opiniões que já tinha em relação aos Queen e descobri uma nova, a saber:
1. Roger Taylor é fabuloso e ter feito a sua carreira nos Queen foi um desperdício de talento;
2. Brian May é um Kenny G que agride os nossos tímpanos com uma guitarra eléctrica em vez do saxofone;
3. Freddie Mercury, para além de ser um animal de palco, quando queria, sabia imprimir andamento a uma canção como ninguém; e, a descoberta,
4. "Don't Stop Me Now" é uma ENORME canção.

2 comentários:

Joana Blu disse...

A vantagem do May sobre o G é que acaba de ultimar o seu doutoramento em Astronomia, e parece ter algum contributo a dar ao mundo fora da cena musical...

Anónimo disse...

Vai certamente desculpar-me a intromissão no blog, mas dizer que Roger Taylor desperdiçou o seu talento por fazer parte ed uma das maiores bandas de todos os tempos parece-me um pouco leviano. Congratulo-me que tenha descoberto os Queen, uma sugestão aprofunde o conhecimento acerca do trabalho da banda e certamente ficará fã. Cumprimentos, Francisco