sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pump



"Pump"
Aerosmith
1989 - Geffen

Aqui lembrado porque a maioria das bandas tem altos e baixos e, tendencialmente, começa pelos altos e descamba para os baixos. Este álbum marca o topo do percurso ascendente dos Aerosmith, a banda clone dos Rolling Stones, até nos tiques jaggerianos de Steven Tyler.
Antes de “Jump”, já haviam grandes discos de rock, desde o homónimo “Aerosmith”, de 1973, com um Tyler de voz fininha e onde pontificavam temas como “Mama Kin” ou “Dream On”, passando por “Toys In The Attick”, “Rocks”, “Done With Mirrors” e “Permanent Vacation”, os primeiros mais crus e estes dois últimos já numa fase de maior maturidade e sobre-produção.
“Pump” foi último disco antes do inefável “Get a Grip”, que transfigurou a banda num produto de massas ao estilo Bon Jovi, debitando telediscos em série para a MTV e trazendo ao mundo Alicia Silverstone e Liv Tyler (algo havia de se aproveitar do disco…). O que é certo é que o tempo veio a dar razão aos Aerosmith de “Pump”, em detrimento dos baladeiros FM, arrumando o “Get a Grip” na prateleira dos Mr. Big e afins…

Para a posteridade, aqui fica "Love in an elevator".

Sem comentários: