quarta-feira, 21 de maio de 2008

Pura estética sonora

Em 1997, na sua casa de campo em New Jersey, enquanto recuperava do esgotamento que o afastou vários anos dos palcos, Keith Jarrett sentou-se ao piano, no seu pequeno estúdio, e tocou para a mulher (e teve a brilhante ideia de gravar) uma série de standards, simples, limpinhos de virtuosismos ou floreados.
É certo que nunca houve um pianista tão multifacetado como Jarrett, que, além da sua genialidade própria e única, reúne as melhores qualidades de antecessores como Thelonious Monk ou Vladimir Horowitz. É certo também que o que é mais característico em Keith Jarrett é o seu virtusismo e brilhante sentido de improviso, seja sobre uma pauta em branco, seja sobre o que quer que seja. Mas uma vida inteira de concertos quase diários deixou-o fisicamente esgotado e condenou-o ao síndrome de fadiga crónica que o afastou da ribalta.
A belíssima serenata que dedicou à sua mulher foi o primeiro passo da sua recuperação. Como primeiro passo, e vindo da fase em que vinha, Jarrett optou pela simplicidade. Mas até o mais simples, tocado por Jarrett, é sublime.


Keith Jarrett

"The Melody at Night, with you"

ECM - 1999

1 comentário:

stylife disse...

Pensei que já tinhas desaparecido do mundo bloguista;)
Obrigada pelo "verso":)
Bjs