sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Canções Improváveis.

Um dia tive uma conversa com uma amiga espanhola a propósito dos Los Manolos. Depois de ela me ter mostrado os Heroes del Silencio, que na altura, em 1990, davam um salto gigante na carreira com o lançamento de “Senderos de Traicion”, e de ter desancado nos “La Unión”, ela elegeu os Los Manolos como o que de pior se havia feito, até à data, na música espanhola.
Eu discordei, não só porque há muito pior, mas porque sempre achei muita piada à versão flamenco chunga de “All My Loving”, da banda de Liverpool.
Lembro-me de, na altura, lhe dizer: “Eva, não sejas preconceituosa e ouve. Olha que podes encontrar verdadeiras pérolas na mais improvável das bandas.”
Isto para introduzir aqui um novo tema, que espero encontrar inspiração para explorar devidamente, uma vez que dá pano para muitas mangas. Lembrei-me de lhe chamar canções improváveis.
Para abrir, escolhi uma grande canção rock, com muito andamento, muito bem construída e que dá vontade de saltar, e muito. Os compositores… pois bem, Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus. A banda… Abba.

Está aqui: "Does Your Mother Know", do álbum "Voulez-Vous", de 1979.

(Pelo menos por esta, há que dar o braço a torcer a Kurt Cobain, que na fase final da sua vida defendia que os Abba eram o paradigmático exemplo da eficiente simplicidade na construção de melodias.)

1 comentário:

Joana Blu disse...

Vinyl, que saudades :). É bom saber que Os Discos Perdidos retomaram a actividade regular. E sobretudo que os Abba ainda têm canções improváveis... Claro que, graças ao meu lado muito kitsch, eu também adoro as mais prováveis! Beijinhos
P.S. - temos q regressar às conversações sobre eventual parceria nos pratos...